O Inventário Florestal é o procedimento para obter informações sobre as características quantitativas e qualitativas da floresta e de muitas outras características das áreas sobre as quais a floresta está desenvolvendo (HUSH et al. 1993).
É através da medição das proporções (diâmetro, altura, etc) dos indivíduos florestais (árvores), e identificação das espécies em uma área pré-definida, que você poderá ter as informações que necessita para aquela área.
O Inventário Florestal é a principal ferramenta para diagnose e prognose das condições produtivas ou protetivas de uma floresta. É através dos resultados oriundos da medição feita para o Inventário Florestal que se tomam decisões sobre a viabilidade de empreender ou não em uma localidade com cobertura de floresta. Além disso, o Inventário Florestal nos dá as principais informações que precisamos para conservar e manejar nossa área florestal.
Um inventário florestal completo pode fornecer diversas informações entre elas:
Estimativa de área;
Descrição da topografia;
Mapeamento da propriedade;
Descrição de acessos;
Facilidade de transporte da madeira;
Estimativa da quantidade e qualidade de diferentes recursos florestais;
Estimativa de crescimento (se o inventário for realizado mais de uma vez).
Inventário de cunho tático
São inventários realizados para atender a demanda de uma empresa florestal, tais como conhecimento da dinâmica da floresta, elaboração de plano de manejo e exploração florestal
Inventário de cunho estratégico
São utilizados para instruir o poder publico na formulação de políticas de conservação, desenvolvimento e usados recursos florestais.
Inventário florestal nacional
São inventários extensivos que cobrem países inteiros, visando fornecer as bases para a definição de políticas florestais e para a elaboração de planos de desenvolvimento e uso das florestas.
Inventário florestal regional
Realizado em grandes áreas com o objetivo de embasar planos estratégicos de desenvolvimento regional, adoção de medidas visando preservar certas espécies, estudos de viabilidade de empresas florestais.
Inventário florestal de área restrita
São os mais comuns e constituem a maioria dos inventários florestais. Em geral, visam determinar o potencial florestal para utilização imediata ou embasar a elaboração de planos de manejo.
Existem vários tipos de Inventário florestal, sendo eles classificados como;
Inventário Florestal Convencional: o tipo mais comum de inventário, é realizado apenas para obtenção do volume total de madeira (estoque);
Inventário Florestal Continuo: é realizado anualmente em plantios comerciais com objetivo de analisar as mudanças ocorridas na floresta durante certo período de tempo. Permitindo determinar a idade técnica de colheita e gerar dados de modelagem de crescimento e da produção florestal.
Este procedimento faz uso exclusivo de parcelas permanentes, ou seja, ano a ano as mesmas árvores são mensuradas em cada realização do inventário, captando com precisão as mudanças ocorridas na floresta.
Inventário Florestal Qualitativo: é realizado para avaliar a qualidade dos plantios efetuados pela empresa responsável pela implantação das florestas. Neste caso a amostragem é feita em linha com idade próxima aos 3 meses, obtendo-se o índice de sobrevivência das mudas.
A altura também pode ser um indicador da qualidade do plantio, sendo está avaliada entre 9 a 12 meses. Plantios mais homogêneos apresentam menor variabilidade entre as alturas.
Inventário de Sobrevivência: realizado logo após o plantio para identificar a taxa de sobrevivência das mudas e determinar se existe a necessidade da realização de um replantio ou outros tratos silviculturas.