O Projeto Básico Ambiental é o documento que apresenta, detalhes todas as medidas de controle e os programas ambientais propostos no EIA (Estudo de Impacto Ambiental). Deve ser apresentado para a obtenção da Licença de Instalação. O PBA definirá as ações e programas a serem desenvolvidos em todas as etapas do projeto.
O Licenciamento Ambiental é a base estrutural do tratamento das questões ambientais pela empresa. É através da Licença que o empreendedor inicia seu contato com órgão ambiental e passa a conhecer suas obrigações quanto ao adequado controle ambiental de sua atividade. A Licença possui uma lista de restrições ambientais que devem ser seguidas pela empresa.
A Licença Ambiental Simplificada (LAS) é concedida antes de iniciar-se a implantação do empreendimento ou atividade e, em uma única fase, atesta a viabilidade ambiental, aprova a localização e autoriza a implantação e a operação de empreendimento ou atividade, estabelecendo as condições e medidas de controle ambiental que deverão ser atendidas
O que é supressão vegetal? É ação concreta de remover uma parcela da vegetação de um determinado espaço urbano ou rural, com o propósito de usar a área anteriormente ocupada pela vegetação para a implantação de atividades, como: plantio, construção de empreendimento, pecuária e outros usos alternativos do solo.
É um procedimento de exame e avaliação periódica ou ocasional do comportamento de uma empresa em relação ao meio ambiente. A auditoria ambiental pode ser pública ou privada, conforme seja determinada e/ou realizada pelo Poder Público ou pela própria empresa.
Qual a importância da Conferência de Estocolmo-72?
A Conferência de Estocolmo-72 ocorreu na capital da Suécia entre os dias 5 e 16 de junho de 1972. Esse evento foi o pioneiro a discutir propostas sobre o meio ambiente e maneiras para reduzir o impacto do homem na natureza. A partir dele, foram realizadas outras conferências com o mesmo objetivo, como: Eco-92, Rio+10 e Rio+20.
Economia circular é um modelo econômico quem tem seus moldes na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de matérias-primas e energia buscando fazer um melhor uso dos recursos naturais. Esse modelo surge como um contraponto ao modelo econômico linear, de extração de matéria-prima, transformação, uso e descarte de resíduos, que está se tornando insustentável.
A má gestão desses recursos naturais pode resultar em um futuro complicado, pois não leva em conta uma verdade básica: boa parte desses recursos simplesmente acaba. Neste artigo, você vai entender melhor sobre como cada um pode contribuir para que os recursos naturais sejam utilizados de uma forma mais sustentável e inteligente. Conheça as principais práticas que podem garantir meios de subsistência para as próximas gerações!
O Inventário Florestal é o procedimento para obter informações sobre as características quantitativas e qualitativas da floresta e de muitas outras características das áreas sobre as quais a floresta está desenvolvendo (HUSH et al. 1993).
É através da medição das proporções (diâmetro, altura, etc) dos indivíduos florestais (árvores), e identificação das espécies em uma área pré-definida, que você poderá ter as informações que necessita para aquela área.
O desenvolvimento sustentável é um conceito que envolve fatores econômicos, culturais, sociais e ambientais de uma sociedade.
Além disso, a qualidade da água tem papel de destaque na sustentabilidade. A poluição de nossos mananciais, além de ter um impacto de destruição dos ecossistemas, pode trazer graves riscos à saúde das populações em locais onde não haja tratamento adequado da água.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) abrangem os aspectos ambiental, econômico e social do desenvolvimento sustentável dos países, de forma integrada e inter-relacionada. O ODS 6 — Água Potável e Saneamento, especificamente, busca garantir a universalização do acesso à água e ao saneamento até 2030. Para que isso seja possível, entretanto, é preciso superar desafios e investir nas soluções adequadas.
Aspecto Ambiental compreende todas as matérias de uma empresa que podem interagir com o meio ambiente durante uma atividade ou processo.
Ou seja, os aspectos são os elementos das atividades/produtos/serviços do empreendimento que possam interagir com o meio ambiente.
Já o Impacto Ambiental é a consequência dessa interação que gera modificações no meio ambiente, seja ela benéfica ou prejudicial.